08 - 06 - 2017

As 10 Maiores Bibliotecas do Mundo


Hoje vou falar da oitava maravilho do mundo ‘A Biblioteca’. As bibliotecas são o sonho de consumo de qualquer leitor. Por isso trouxe as 10 maiores biblioteca do mundo para você se apaixonar.



1- Biblioteca do Congresso, Washington
Biblioteca Biblioteca

Localizada em três edifícios na capital dos Estados Unidos, Washington, D.C., a Biblioteca do Congresso possui mais de 155 milhões de itens, incluindo materiais disponíveis em 470 idiomas, configurando a maior biblioteca do mundo em espaço de armazenagem e número de livros.




2- Biblioteca Nacional da China, Pequim
Biblioteca Biblioteca

A Biblioteca Nacional da China, localizada em Pequim, é a maior biblioteca da Ásia e um das maiores do mundo, com uma coleção de mais de 26,3 milhões de itens estimada em 2007. Possui o maior e mais rico acervo em todo o mundo da literatura chinesa e documentos históricos.




3- Biblioteca Nacional da Rússia
Biblioteca Biblioteca

A Biblioteca Nacional da Rússia, localizada em São Petersburgo, é uma biblioteca estatal da Rússia, uma das maiores do mundo. Possui um grande acervo original de documentos em russo e em línguas estrangeiras. A biblioteca tem mais de 17 milhões de volumes de livros e coleções, 450 000 manuscritos e 600 000 jornais.




4- Biblioteca e Arquivos do Canadá, Ottawa
Biblioteca Biblioteca

A Biblioteca e Arquivos do Canadá é uma instituição de memória nacional dedicada a preservar a identidade e história canadense. A biblioteca conta com um acervo de 20 milhões de livros, periódicos, jornais, microfilmes, textos literários e publicações do governo; 167.000 metros lineares de registros governamentais privados; 3 milhões de desenhos arquitetônicos, mapas e planos; 24 milhões de fotografias; 350.000 horas de filme; 425.000 peças de arte, incluindo pinturas, desenhos, aquarelas, cartazes, cópias, medalhas e caricaturas; 547.000 itens musicais; mais de um bilhão de megabytes de conteúdo digital. E melhor de tudo é aberta ao público.




5- Biblioteca Nacional Alemã, Frankfurt
Biblioteca Biblioteca

A Biblioteca Nacional da Alemanha é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental da Alemanha. Devido ao histórico, a Bibliotecáriac Nacional da Alemanha tem 2 localizações: Leipzig e Frankfurt am Main. A coleção da Biblioteca Nacional da Alemanha apresenta 23.5 milhões de obras (13.9 milhões em Leipzig, 8.2 milhões em Frankfurt am Main two 1 e 1.4 milhões em Berlim).




6- Biblioteca Britânica, Londres
Biblioteca Biblioteca

A Biblioteca Britânica é a Biblioteca Nacional do Reino Unido, uma das maiores do mundo. Atualmente, o seu acervo possui aproximadamente 150 milhões de itens e a cada ano incorporam-se à coleção cerca de três milhões de itens novos. Além de livros, contém também, mapas, jornais, partituras, patentes, manuscritos, selos, dentre outros materiais. Todos estão dispostos sobre 625 km de prateleiras que crescem 12 km a cada ano. O espaço para a leitura possui capacidade para mil e duzentos leitores. Ao longo dos seus seis andares encontra-se uma espetacular torre de vidro que contém os 65 000 volumes da biblioteca de Jorge III. As obras de arte incluem uma estátua de Sir Isaac Newton de Eduardo Paolozzi.




7- Biblioteca da Universidade de Harvard, Cambridge
Biblioteca Biblioteca

A universidade é lar da quarta maior coleção de livros do mundo, com mais de 150,5 milhões de títulos, estando atrás apenas da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, DC, da Biblioteca Britânica, em Londres, e da Biblioteca Nacional da França, em Paris.




8- Vernadsky, Biblioteca Científica Nacional da Ucrânia, Kiev
Biblioteca Biblioteca

A Biblioteca Vernadsky Nacional da Ucrânia é a biblioteca principal e mais importante centro acadêmico de informação científica na Ucrânia, e uma das maiores bibliotecas nacionais do mundo. Ele está localizado na capital, na cidade de Kiev. A biblioteca contém cerca de 15 milhões de itens. Esta coleção única inclui livros, revistas, periódicos, mapas, partituras, materiais de artes plásticas, manuscritos, incunábulos e livros impressos raros, jornais e documentos de não - materiais tradicionais.




9- Biblioteca Pública de Nova York
Biblioteca Biblioteca

A New York Public Library (NYPL) é uma biblioteca pública localizada em Manhattan, Nova York, Estados Unidos da América. O que há de incomum nela é que é composta por um vasto sistema de circulação pública combinado com um vasto sistema de não-empréstimo. É simultaneamente uma das maiores bibliotecas públicas dos Estados Unidos da América e uma das maiores redes de pesquisa em bibliotecas no mundo. A Biblioteca possui mais de 55 milhões de itens, desde livros, e-books e DVDs até coleções de pesquisa de renome usadas por estudiosos de todo o mundo.




10- Biblioteca Nacional de Paris
Biblioteca Biblioteca

A Biblioteca Nacional da França, localizada em Paris. Destina-se a ser o repositório de tudo o que é publicado na França. Incluem em seu acervo cerca de 14 milhões de livros e revistas, além de manuscritos, gravuras, fotografias, mapas, partituras e assim por diante. Estima-se ainda que mais de um milhão de visitantes descobrem a biblioteca a cada ano. A Biblioteca Nacional da França(BnF) oferece um aplicativo para tablets Gallica iPad e Android. Fornece acesso a quase 2 milhões de documentos, principalmente a partir das coleções da BnF. Cada documento pode ser baixado na íntegra ou em parte: o usuário pode facilmente construir e enriquecer a sua própria biblioteca.



Gostou?! Deu uma vontade de pegar a mochila e sair pelo mundo conhecendo todas as bibliotecas existentes? Não se preocupe não precisa ir tão longe...


Biblioteca Nacional do Brasil
Biblioteca Biblioteca

A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina. O núcleo original de seu poderoso acervo, calculado hoje em cerca de dez milhões de itens. O prédio da Biblioteca fica situado na Avenida Rio Branco, número 219, praça da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, compondo com o Museu Nacional de Belas Artes e o Teatro Municipal um conjunto arquitetônico e cultural de grande valor.


Fonte:

http://www.wikiwand.com
http://library.harvard.edu
http://casavogue.globo.com
http://pt.m.wikipedia.org





Veja Também




Compartilhe:




Deixe o seu comentario: